quarta-feira, 25 de março de 2009

Biodversidade marinha


A explosão da biodiversidade marinha, segundo cientistas franceses e australianos, foi gerada a partir de um esfriamento climático há 460 milhões de anos. O esfriamento do mar havia causado condições ambientais para a multiplicação do número de gêneros e famílias, além da formação dos primeiros recifes de coral.

Antes do esfriamento, a água do mar possuía uma temperatura acima de 45 °C, o que impedia o desenvolvimento da vida marinha. É considerado, segundo cientistas brasileiros e norte-americanos, que o surgimento de novas espécies de animais na Amazônia ocorreu após mudanças climáticas e oscilações do nível marinho há milhares de anos.

O relatório foi publicado por cientistas da UNESP e da Universidade do Texas – EUA, em 2008. Estudaram três tipos de formigas saúvas que se alimentam através de fungos, o primeiro estudo que se baseou num inseto.

Há mais de 20 mil anos, ocorreu a mudança climática da última glaciação, obrigando as formigas saúvas a se refugiarem em grupos isolados, o que gerou espécies descendentes diferentes. A teoria foi confirmada por estudos de seqüências do DNA de cada espécie.

Muitas regiões da América do Sul há 10 milhões e 15 milhões de anos estavam submersas. A mudança climática e a inundação da bacia amazônica geraram diversos tipos de espécies. Muitas dessas espécies emergiram da água para “pântanos” e para outras regiões. A Amazônia possui um patrimônio genético que se for destruído nunca mais poderá ser reavido.

= Curso gestão ambiental
aluna: Caroline Carvalho
profs.Msc:Henrique Lima
disciplina: gestão de recursos hidricos

Nenhum comentário: